HIERARQUIA FUNCIONAL DO SALÃO DO RESTAURANTE



HIERARQUIA FUNCIONAL DO SALÃO DO RESTAURANTE



Em toda organização existe uma hierarquia funcional que deve ser seguida. Na hierarquia profissional dos restaurantes o respeito garante o bom andamento das atividades. Cada profissional que compõe a brigada do restaurante tem funções a serem exercidas, cada qual com um grau de responsabilidade.

1- GERENTE DE RESTAURANTE
Organiza e faz a supervisão do restaurante, organiza escalas, distribui tarefas e checa todos os procedimentos operacionais. É interessante que esse profissional domine vários idiomas.

2- 1º MAITRE
Administra, supervisiona e avalia as atividades e resultados nos vários restaurantes, bares, room service e cambuza. Prepara o plano de tarefas de todo o pessoal que está sob sua ordem, orienta novos funcionários, colabora com o gerente de alimentos e bebidas e com o chefe de cozinha para a confecção de novos cardápios.

3- 2º MAITRE
Supervisiona a mise-en-place do restaurante, arruma o buffet, a mesa de exposição, organiza os carrinhos de frios e sobremesas, faz a reserva de mesa, distribuindo as praças e as reservas, e atua como um relações publicas retirando o pedido de bebidas e comidas.

4- CHEFE DE FILA
Em geral é indicado pelo Maitre, é um garçom mais qualificado capaz de cumprir a função do 2º Maitre que é a de orientar os garçons nas tarefas especificas.

5- SOMMELIER ( CHEFE DE VINHOS )
A presença desse profissional só existe em restaurantes de categoria internacional, é responsável pelo serviço de vinho e deve ser capaz de aconselhar o cliente quanto a escolha de vinhos e a combinação com os diferentes tipos de iguarias.

6- BARMAN
É o profissional responsável pelo serviço de bar, executando a preparação de drinques e coquetéis, bem como, todos os controles pertinentes. Em alguns locais é também responsável pelo caixa.

7- GARÇOM
É o profissional responsável direto pelo serviço ao cliente, executa a venda no restaurante. Portanto, deve ser um profissional versátil, capaz de desempenhar várias funções, ora atuando como barman, às vezes como cozinheiro(pratos flambados, couverts etc) e muitas vezes como vendedor. Deve estar apto a dar qualquer informação ao cliente a respeito da composição e preparação de drinques ou iguarias. A brigada de garçons é o cartão de visitas do restaurante.


8- COMMIS
É o profissional responsável pela limpeza de todo o material a ser utilizado pelo garçom. Cuida da preparação do ménage nos aparadores e auxilia o garçom no atendimento aos clientes.

9- DEBARRASER OU APRENDIZ
O serviço do aprendiz é auxiliar na limpeza e efetuar todos os serviços secundários da sala, atendendo de imediato as ordens do Maitre(hoje em desuso e muito pouco encontrado, sendo o serviço de limpeza executado por profissionais específicos para a função “Stward”, muito encontrado em grandes hotéis e restaurantes).

10- STWARD
Pessoal responsável pela limpeza geral da áreas de alimentos e bebidas (coifa, aparelhos de cocção, etc...), bem como, a montagem e desmontagens de equipamentos necessários para operacionalização dos eventos.

Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
ESCOLA DE COZINHA AGORA É COZINHEIROS DO BEM BRASIL clique no link abaixo e conheça o projeto.

8 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Maitre é o mesmo de Metri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não se uma a palavra metri, mas maitre.

      Excluir
    2. É isso mestre, apesar de se pronunciar metri ou metre, sempre se escreve Maitre, a palavra vem do francês.

      Excluir
  2. Quem está na frente abaixo do maitre e o chefe de garçom ou chefe de fila

    ResponderExcluir
  3. Trabalhava como maitre porém ganhava como chefe de fila, está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logico que não, o conhecimento do Meitre e suas responsabilidades são maiores que um chefe de fila

      Excluir