Gestão de Custo nos Restaurantes


À medida que aumenta a necessidade de realizar refeições fora de casa, seja essa por opção ou por motivos de tempo devido ao trabalho, existe uma proporção inversamente a esse crescimento é a qualificação de gestores no que se diz respeito a gestão de custos
 
Diante do crescimento gradativo do mercado de refeições fora de casa, surge então a necessidade de pesquisar e analisar a gestão dos restaurantes, de apresentar e discutir as problemáticas vivenciadas pelos restaurantes, como falta de planejamento e controle, principalmente dos custos , do desempenho, da falta de mão de obra qualificada para o setor, das questões trabalhistas, e de tantas outras inerentes ao setor.
 
"O Controle dos Custos sempre foi problema em Restaurantes"

Contudo, em função do constante crescimento deste mercado de alimentos, atualmente é grande e crescente o número de empresas no ramo alimentício que não consegue sobreviver às exigências do mercado, o qual visa qualidade com baixo custo, em função da melhor precificação, da lucratividade e da competitividade existentes.

Portanto, administração de custos hoje, trabalhando na sua redução, é um fator fundamental para administrar cautelosamente todos os seus processos, atividades, bem como oferecer um planejamento verdadeiro para decisões futuras, não somente a curto prazo mas também a longo prazo, vencendo nesta atualidade competitiva, onde os clientes estão cada vez mais exigentes e buscando melhores custos/benefícios, podendo aderir a estratégias de mercado com seriedade e responsabilidade. Um fator que dificulta a
gestão dos restaurantes é a mão de obra ser praticamente toda artesanal e má qualificada, ao contrário das outras empresas que estão investindo em treinamento, capacitação e tecnologia para minimizar custos e tentar maximizar lucros.
 
Estas empresas também vivem problemas com relação à falta de profissionalização dos seus fornecedores. Neste ramo é difícil encontrar bons fornecedores , não somente em termos de prazo de entrega como em termos de qualidade dos produtos além da falta de gestão da logística e da cadeia de Suprimento para Restaurantes. Isto dificulta sobremaneira o processo de compra que, na verdade, ocupa uma posição importante na estrutura de custos da empresa. O processo de compras deve estar em perfeita sincronia com o planejamento da produção. Neste ramo, comprar bem é vital para a viabilidade do lucro

Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
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