Por que contratar uma consultoria?


Existem diversos motivos para você contratar um consultor, dentre eles podemos destacar:



a) Transferência de tecnologias de gestão

É um dos motivos mais freqüentes. A empresa percebe a necessidade de adotar tecnologias que não domina. A convivência com o consultor nestes casos pode ser limitada a palestras, seminários, ou, o que é mais produtivo, através de acompanhamento do projeto de implantação da tecnologia em pauta.

b) Utilização de Metodologias de gerenciamento de projetos

Menos óbvio que o motivo anterior, costuma ser adotado por empresas que conhecem a dificuldade de implantar projetos complexos sem o auxílio de uma metodologia bem estruturada. Normalmente, projetos que envolvam mais do que dez pessoas justificam uma metodologia, que considere o melhor balanceamento entre maximização de resultados com minimização de esforço de implantação.

c) Auditar processos com visão externa

Estabelecer procedimentos e normas de verificação dos processos internos da empresa, bem como propor sugestões de melhoria nos mesmos.

d) Projetos de Curta Duração sem aumento de quadro funcional

Depois da reengenharia, da readequação da economia à globalização, as empresas chegaram a quadros de pessoal extremamente enxutos. Restaram menos profissionais para dar conta da rotina diária e dos assuntos extras que surgem inevitavelmente. O consultor pode ser contratado para realizar trabalhos que os funcionários fixos não conseguem fazer.

e) Visão de Especialista

Às vezes a organização tem um problema específico, não há ninguém na empresa que entenda em profundidade daquele assunto e não se quer agregar mais um profissional ao seu quadro. Nesse caso é importante a visão de um especialista e não de um generalista.

f) Ter um ponto de vista independente

As empresas podem contratar consultores para apresentar-lhes uma visão independente do negócio, sem que haja um problema específico a ser tratado, mas apenas para contar com mais uma pessoa que pense em conjunto.

g) Treinamento Interno de pessoal

Uma maneira a fim de reduzir custos com grandes projetos de consultoria, alternativamente, seria o estabelecimento de uma metodologia de treinamento, transferindo para a empresa o Know-How necessário.

Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
ESCOLA DE COZINHA AGORA É COZINHEIROS DO BEM BRASIL clique no link abaixo e conheça o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário