Treinamento de Cozinha e Salão

TREINAMENTO DE EQUIPE DE COZINHA



Antes de iniciar qualquer trabalho de cozinha, a equipe deve receber um treinamento sobre higiene e manipulação de alimentos. Todos os funcionários de cozinha devem conhecer itens como : porque se separa carnes de verduras na hora da manipulação e armazenamento, o que é uma contaminação cruzada, qual a temperatura de maior risco de procriação de bactérias nos alimentos, quanto tempo os alimentos prontos podem ficar fora da geladeira, como usar com segurança o banho-maria.

Só após termos certeza de que toda a equipe tem o conhecimento dos riscos e obrigações de se trabalhar com alimentos é que iniciamos o treinamento do cardápio.

Usando o exemplo do restaurante de massas, iniciamos o treinamento de cozinha definindo os setores de trabalho. Nesse caso teremos :
1 chef
2 cozinheiros ( um para massas outro para carnes )
1 ajudante de cozinha
1 ajudante para lavagem de pratos

Iniciamos o treinamento com o mise en place, ou seja, a equipe precisa antes do horário de abertura da casa, estar com os itens do cardápio pré preparados para que a finalização na hora do pedido não ultrapasse 15 minutos. Devem estar prontos : molhos, porcionamento de carnes e massas, sobremesas etc. Tudo deve estar porcionado para manter um padrão, evitar desperdícios e obedecer a ficha técnica. No momento do pedido, o prato deve ser apenas finalizado.

Após isso a equipe deve receber um treinamento para execução dos pedidos que deve ser dentro de um tempo. O tempo de preparo tem a mesma importância do sabor.

TREINAMENTO DE EQUIPE DE SALÃO

Da mesma maneira que a cozinha, os garçons e barman antes de começar o treinamento devem receber orientações sobre higiene pessoal ( fazer barba, uniforme limpo, cabelos presos etc ) e sobre limpeza do ambiente, o restaurante deve estar limpo e organizado para receber o cliente. Um estabelecimento que trabalha com alimentação não pode aparentar sujo e mal conservado.

O treinamento inicia-se com a divisão da equipe em praças; cada garçom deve ter um grupo de mesas para atender podendo assim dar um melhor atendimento ao cliente. Se não houver a divisão por setores, o serviço ficará sem direção e ineficiente.

Após a divisão dos setores os garçons devem fazer o mise em place, ou seja, organizar as mesas no salão, separar pratos, copos, talheres, galheteiros e demais utensílios par a abertura da casa

É fundamental que o profissional de atendimento conheça detalhadamente o cardápio. Jamais deve-se colocar um garçom para atender sem que ele conheça os pratos vendidos pelo restaurante. Ele deve saber dar sugestões e informação aos clientes.

O bom serviço não é um diferencial, é uma obrigação do restaurante. Mesmo se a comida for boa, um serviço ineficiente é um grande motivo para se perder um cliente.

Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
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