Gestão Nota 10

GESTÃO NOTA 10

Uma empresa do setor supermercadista, como toda outra empresa, precisa de resultado: O seu lucro uma questão essencial para a sua perpetuação no mercado. São as pessoas que devem ter as ações voltadas para tal resultado; portanto, alguém precisa conduzi-las para este fim. Quem deve conduzir as pessoas de modo a fazer com que as metas sejam atingidas é o Gestor Nota 10 – isto é - o Gerente de Loja, o Encarregado de Setor ( Padaria, Açougue, Hortifruti, Frios e Laticínios, Mercearia, Depósito, etc), o RH, o Empresário.



Ter e ser um Gestor Nota 10 ou um RH estratégico, portanto, é liderar a equipe de colaboradores, provê-la de conhecimentos, atitudes e ferramentas para viabilizar uma operação de loja leve, funcional e um atendimento incrivelmente encantador. Somente focado nesta importante missão que os Gestores passarão a conduzir as pessoas rumo à multiplicação do potencial produtivo individual e corporativo.

Para que isso aconteça efetivamente, é importante que a própria empresa tenha bem definidas as diretrizes voltadas para o potencial humano da organização. A tecnologia já não é mais o diferencial de uma empresa para a outra. Hoje, ela só serve para equalizar uma companhia com a outra, devido à facilidade de copiá-la. O diferencial mesmo é o capital intelectual, praticamente impossível de ser copiado. Por outro lado, nem fábricas avançadas, equipamentos sofisticados, robôs ou tecnologia de ponta alteram a necessidade de adquirir, manter e reter colaboradores de desempenho superior.

A valorização estratégica dos colaboradores implica numa boa contratação de profissionais, num treinamento e desenvolvimento constante, considerando as tendências do mercado e as práticas das melhores empresas para se trabalhar,principalmente tendo em vista que em torno de 60% dos talentos humanos têm a sua primeira oportunidade de trabalho em um supermercado. O Plano de Carreira é a visão nítida do colaborador ( hoje estou aqui, mas poderei chegar até o alto escalão da empresa). O Acompanhamento e avaliação do desempenho ajudará profundamente a evolução do colaborador em sua trajetória profissional.

Os gestores e o Departamento de Recursos Humanos precisam conhecer o negócio do Supermercado e seu mercado de atuação para contribuir no desenho do perfil “ideal” dos profissionais com os quais a empresa quer trabalhar. Sendo assim, os Gestores também precisa participar ativamente já na definição das principais estratégias da companhia.
"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor!” ( Johann Wolfgang Von Goethe)
A necessidade de líderes também é algo perene, pois, de certo modo, líderes são pontes para o futuro. Mas até por esse compromisso com o futuro, o perfil do líder está mudando. Nas empresas, por exemplo, às habilidades que o caracterizaram até então, somam-se outras, indispensáveis para tempos de mudanças. Está cada vez mais clara a distância entre gerente e líder.

Algumas características dos líderes se perpetuam através do tempo: a oratória, a coragem, as capacidades de envolver, de tomar iniciativas, de não curvar-se diante de adversidades, de perseverar.

Quebrar resistências é um dos grandes desafios dos líderes. “As pessoas fazem as coisas pelas causas delas. O líder é alguém capaz de fazer com que a causa da empresa esteja alinhada à causa das pessoas”, define. Para isso, saber lidar com o próximo será, mais que nunca, a grande habilidade do líder do futuro, em vez da obediência, envolvimento. No lugar da imposição, persuasão.

Mas dos papéis primordiais dos líderes hoje em dia é ser um paladino da mudança. O que quase nunca é fácil. Mudar exige que pessoas abandonem suas áreas de conforto. “Basta ter uma idéia nova, para tornar-se minoria

Ninguém gosta de respeitar pelo medo. Nos padrões modernos de liderança, a empresa tem condições de funcionar muito melhor. Quem ouve as pessoas, conhece as individualidades, sabe elogiar, consegue tirar o máximo delas”.

E haja talento para angariar o envolvimento alheio. Uma das formas mais eficazes ainda é por meio do exemplo. O esporte pode servir de analogia.

Nem sempre o capitão do time é o jogador mais habilidoso ( vide Dunga, capitão do tetra, ou mesmo Pelé, que nunca vestiu a braçadeira de capitão nas três Copas que venceu ), mas geralmente aquele capaz de relembrar ou mesmo despertar o significado da causa pela qual os companheiros estão ali, dedicando momentos de suas vidas.

Líder é aquele que desperta o sentimento de “estar no mesmo barco”. “As empresas têm de, cada vez mais, formar seus líderes para trabalharem no mercado. Só uma pessoa preparada para essa finalidade, vai dar à empresa os resultados desejados.

Extremamente raros os chamados líderes natos, aqueles abençoados com as qualidades de convencer, inspirar confiança, sensibilizar-se com o próximo, saber ouvir, atingir o coração e a mente das pessoas. “líderes bem-sucedidos na política, nos negócios, não nasceram líderes, mas aprenderam a se tornar um, praticaram, trabalharam duro e foram educados para isso”.
J.C. Bemvenutti expõe a sua visão da relação das pessoas com o líder e deste com a organização. “O mundo está ficando tão complexo e as mudanças tão rápidas que um par de olhos é pouco para acompanhá-las. São tantas as variáveis, as modificações, as particularizações que todas as pessoas precisam estar de olhos bem abertos, absorvendo e consolidando informações e as passando para o líder.

No G10 – Gestão Nota 10 – Pilar Recursos Humanos – desenvolvemos o conceito de liderança que "não há um estilo de .liderança que seja o melhor". As pessoas que estão em posições de liderança tornam-se mais eficazes quando utilizam " Tratamentos diferentes para Pessoas Diferentes ", ou seja, quando elas variam seu estilo em resposta às necessidades das pessoas que elas estão tentando gerenciar : às vezes, dirigindo e supervisionando atentamente as pessoas; outras vezes, oferecendo apoio e estímulo; e outras ainda, deixando os subordinados trabalharem a seu modo.

Três habilidades são requeridas para alguém que se torna um Líder : Flexibilidade, Diagnóstico e Acordo de Estilo de Liderança. Flexibilidade implica em que o líder seria capaz de utilizar uma variedade de estilos com naturalidade. Diagnóstico é a habilidade de "ler " a situação e de adaptar seu estilo às necessidades da situação. Acordo de Estilo de Liderança é um processo para chegar a um acordo sobre os objetivos de nossos colaboradores e o estilo de que eles precisam para alcançar estes objetivos.

O objetivo de um Líder é ir ao encontro das pessoas no ponto em que estão e dar-lhes a direção ou o apoio que elas acham que precisam, quando elas precisam.

Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
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