
Ter e ser um Gestor
Nota 10 ou um RH estratégico, portanto, é liderar a equipe de
colaboradores, provê-la de conhecimentos, atitudes e ferramentas para
viabilizar uma operação de loja leve, funcional e um atendimento
incrivelmente encantador. Somente focado nesta importante missão que os
Gestores passarão a conduzir as pessoas rumo à multiplicação do
potencial produtivo individual e corporativo.
Para
que isso aconteça efetivamente, é importante que a própria empresa
tenha bem definidas as diretrizes voltadas para o potencial humano da
organização. A tecnologia já não é mais o diferencial de uma empresa
para a outra. Hoje, ela só serve para equalizar uma companhia com a
outra, devido à facilidade de copiá-la. O diferencial mesmo é o capital
intelectual, praticamente impossível de ser copiado. Por outro lado, nem
fábricas avançadas, equipamentos sofisticados, robôs ou tecnologia de
ponta alteram a necessidade de adquirir, manter e reter colaboradores de
desempenho superior.
A valorização estratégica
dos colaboradores implica numa boa contratação de profissionais, num
treinamento e desenvolvimento constante, considerando as tendências do
mercado e as práticas das melhores empresas para se
trabalhar,principalmente tendo em vista que em torno de 60% dos talentos
humanos têm a sua primeira oportunidade de trabalho em um supermercado.
O Plano de Carreira é a visão nítida do colaborador ( hoje estou aqui,
mas poderei chegar até o alto escalão da empresa). O Acompanhamento e
avaliação do desempenho ajudará profundamente a evolução do colaborador
em sua trajetória profissional.
Os gestores e o
Departamento de Recursos Humanos precisam conhecer o negócio do
Supermercado e seu mercado de atuação para contribuir no desenho do
perfil “ideal” dos profissionais com os quais a empresa quer trabalhar.
Sendo assim, os Gestores também precisa participar ativamente já na
definição das principais estratégias da companhia.
"Quando uma
criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a
força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor!” ( Johann
Wolfgang Von Goethe)
A necessidade de líderes também é algo
perene, pois, de certo modo, líderes são pontes para o futuro. Mas até
por esse compromisso com o futuro, o perfil do líder está mudando. Nas
empresas, por exemplo, às habilidades que o caracterizaram até então,
somam-se outras, indispensáveis para tempos de mudanças. Está cada vez
mais clara a distância entre gerente e líder.
Algumas
características dos líderes se perpetuam através do tempo: a oratória, a
coragem, as capacidades de envolver, de tomar iniciativas, de não
curvar-se diante de adversidades, de perseverar.
Quebrar
resistências é um dos grandes desafios dos líderes. “As pessoas fazem
as coisas pelas causas delas. O líder é alguém capaz de fazer com que a
causa da empresa esteja alinhada à causa das pessoas”, define. Para
isso, saber lidar com o próximo será, mais que nunca, a grande
habilidade do líder do futuro, em vez da obediência, envolvimento. No
lugar da imposição, persuasão.
Mas dos papéis
primordiais dos líderes hoje em dia é ser um paladino da mudança. O que
quase nunca é fácil. Mudar exige que pessoas abandonem suas áreas de
conforto. “Basta ter uma idéia nova, para tornar-se minoria
Ninguém
gosta de respeitar pelo medo. Nos padrões modernos de liderança, a
empresa tem condições de funcionar muito melhor. Quem ouve as pessoas,
conhece as individualidades, sabe elogiar, consegue tirar o máximo
delas”.
E haja talento para angariar o
envolvimento alheio. Uma das formas mais eficazes ainda é por meio do
exemplo. O esporte pode servir de analogia.
Nem
sempre o capitão do time é o jogador mais habilidoso ( vide Dunga,
capitão do tetra, ou mesmo Pelé, que nunca vestiu a braçadeira de
capitão nas três Copas que venceu ), mas geralmente aquele capaz de
relembrar ou mesmo despertar o significado da causa pela qual os
companheiros estão ali, dedicando momentos de suas vidas.
Líder
é aquele que desperta o sentimento de “estar no mesmo barco”. “As
empresas têm de, cada vez mais, formar seus líderes para trabalharem no
mercado. Só uma pessoa preparada para essa finalidade, vai dar à empresa
os resultados desejados.
Extremamente raros os
chamados líderes natos, aqueles abençoados com as qualidades de
convencer, inspirar confiança, sensibilizar-se com o próximo, saber
ouvir, atingir o coração e a mente das pessoas. “líderes bem-sucedidos
na política, nos negócios, não nasceram líderes, mas aprenderam a se
tornar um, praticaram, trabalharam duro e foram educados para isso”.
J.C.
Bemvenutti expõe a sua visão da relação das pessoas com o líder e deste
com a organização. “O mundo está ficando tão complexo e as mudanças tão
rápidas que um par de olhos é pouco para acompanhá-las. São tantas as
variáveis, as modificações, as particularizações que todas as pessoas
precisam estar de olhos bem abertos, absorvendo e consolidando
informações e as passando para o líder.
No G10 –
Gestão Nota 10 – Pilar Recursos Humanos – desenvolvemos o conceito de
liderança que "não há um estilo de .liderança que seja o melhor". As
pessoas que estão em posições de liderança tornam-se mais eficazes
quando utilizam " Tratamentos diferentes para Pessoas Diferentes ", ou
seja, quando elas variam seu estilo em resposta às necessidades das
pessoas que elas estão tentando gerenciar : às vezes, dirigindo e
supervisionando atentamente as pessoas; outras vezes, oferecendo apoio e
estímulo; e outras ainda, deixando os subordinados trabalharem a seu
modo.
Três habilidades são requeridas para
alguém que se torna um Líder : Flexibilidade, Diagnóstico e Acordo de
Estilo de Liderança. Flexibilidade implica em que o líder seria capaz de
utilizar uma variedade de estilos com naturalidade. Diagnóstico é a
habilidade de "ler " a situação e de adaptar seu estilo às necessidades
da situação. Acordo de Estilo de Liderança é um processo para chegar a
um acordo sobre os objetivos de nossos colaboradores e o estilo de que
eles precisam para alcançar estes objetivos.
O
objetivo de um Líder é ir ao encontro das pessoas no ponto em que estão e
dar-lhes a direção ou o apoio que elas acham que precisam, quando elas
precisam.
Leonardo Botelho Estrela
lbestrela@gmail.com
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